Eu não sei se todos que leêm esse blog estão anciosos como eu pela inauguração do Imax em curitiba. Mas assim mesmo, resolvi postar uma pequena nota, falando sobre tão esperada sala. Não há, nenhuma fonte oficial de imformações sobre o Imax Curitiba. No próprio site da Imax Canadense não há mensão de salas no Paraná até agora, então tudo o que temos são informações recohlhidas da internet.

Um pouquinho sobre a Tecnologia Imax.

Imagem Maximum (IMAX) é um formato de filme criado pela canadense IMAX Corporation que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes. Uma tela padrão IMAX tem 22 metros de largura e 16,1 metros de altura, mas podem ser maiores. As salas Imax 3D usam uma tecnologia muito mais avançada do que os eventuais óculos de celofane. Dois projeotres projetam simultaneamente na mesma tela imagens vermelhas e verdas que são interpretadas por óculos Lcd’s usados pelos espectadores. Há Outros tipos de salas, como O Imax Dome, e o Imax Digital.

Imax no Brasil.

A Sala do Shopping Palladium será Imax Digital 3D. Não é a primeira visto que no dia 16 de Janeiro deste ano foi inaugurada uma sala no Shopping Bourbon Pompéia, em São Paulo, com custo de 1,5 milhões. A sala do Unibanco Imax mede 14 metros de Altura por 21 de comprimento. As mesmas medidas serão usadas na tela do Imax Palladium. Segundo o Site de notícias G1, a previsão de inauguração do Imax Palladium era pra Abril ou Maio deste ano. Mas já a acessoriada Tacla Shopping (Empresa detentora do Shopping) informa que devido a escolha da sala Digital, ela será inaugurada em meados deste mês. Ainda Segundo o site de notícias G1, a promessa de total “imersão no filme” deve ser encarada com ceticismo. “Em algumas partes do filme, até parece que estamos dentro do filme, mas em outras é possível dsviar atenção com as fileiras de poltronas que foram mal dispostas.” Diz um jornalista que assistiu a “Fundo do Mar 3D” Na inauguração do Unibanco Imax. Esperamos que a sala do Palladium tenha sido melhor planejada e não deixe vestígios de poltronas como lá.

Tamanho.

As salas brasileiras não são as maiores do Imax. São menores até que o tamanho padrão. A maior sala se localiza em Mumbai na India O Lg Biggest Imax que tem uma área de 1150m², contra 352m² das brasileiras. Destaque também para as salas Imax Dome, que tem a platéia inclinada, como se a tela ficasse sobre suas cabeças. As ações da Imax corporation caíram 6% na ultima semana, justamente por essa causa. Por andar construindo salas menores. E também por um acordo frimado entre a Paramount, que prevê que apenas Transformers será exibido no mês de Julho, deixando de lado a maior bilheteria do Ano, Harry Potter e o Enigma do Principe. A Warner Bros pretende entra com um recurso, e afirma que tal parceria não se aplica aos cinemas fora dos EUA. Porém o filme que tem 15 minutos de cenas 3D em alta resolução feitas especialmente para o Imax, não tem previsão de lançamento nessa modalidade no Brasil. A Warner alega que por existir poucas salas Imax no país, não será vantajoso.

Ainda assim, eu continuo ancioso pela sala Imax em curitiba. Apesar de todos os prós e contras, finalmente depois de 40 anos da existência da tecnologia Imax, chega ao brasil a modernidade dos cinemas. Quanto ao preço, no Shopping Bourbon Pompéia, em São Paulo, custa cerca de 30 reais a inteira. Aqui provavelmente custará o mesmo, mas podendo variar conforme o filme que irá passar.


– Lg Imax, em Mumbai na Índia.
– Unibanco Imax, visto de outro angulo.
– Unibanco Imax – Detalhe para o homem em frente a tela.